Consultora de Beleza Independente da Mary Kay«Aproveite o que a vida tem de melhor, invista em si, seja confiante. Ame-se!»

24
Abr 10

Exclusivo - Rubor da Face / Couperose / Rosácea

 

 A couperose é uma doença comum, mas cujas causas ainda são desconhecidas.

O rubor localiza-se essencialmente na face, e as zonas mais afectadas são as maçãs do rosto, o nariz e o queixo. Mas raramente, surge também noutras áreas do corpo. A pele apresenta-se vermelha porque os vasos capilares estão fechados à superfície. As paredes capilares tornam-se mais frágeis e expandem-se, tornando esta condição mais notada, especialmente quando a pele é fina.

 

A couperose pode ser resultado de hereditariedade, embora ainda não existam certezas acerca dessa relação. Outras causas para este problema passam pelo aumento da pressão sanguínea, problemas respiratórios, além de ser mais frequente em fumadores.

 

Ao contrário do que se poderia pensar, não se trata de uma doença predominantemente feminina, mas as mulheres têm uma maior tendência para consultar os especialistas, aos primeiros sinais da doença.

 

A couperose apresenta-se em diferentes fases:

-  começando por um prolongado rubor nas faces, distinto do rubor momentâneo, e chegando a apresentar-se por diversas horas.

- A fase seguinte apresenta uma vermelhidão no rosto que se torna permanente, com períodos de maior ou menor exacerbação, ao mesmo tempo que surgem pequenos vasos sanguíneos dilatados.

- Ao longo do tempo, estes sintomas agravam-se, e surgem pequenas elevações de pele (pápulas), habitualmente confundidas com borbulhas e que se podem transformar em pústulas. Gradualmente ocorre um espessamento da pele nas áreas afectadas, em especial no nariz, o que caracteriza a fase final da doença.

Todo este processo leva vários anos, mas a última fase é mais rara, apenas surgindo em pessoas que não têm acesso a cuidados dermatológicos por um especialista.

O rubor pode ser agravado pela ingestão excessiva de álcool, de bebidas muito quentes ou muito frias, comida picante, súbitas mudanças de clima (como entrar e sair de edifícios com ar condicionado), limpar a pele com água quente ou fria e o uso de produtos de limpeza e de tratamento da pele que sejam demasiado estimulantes.

 

As primeiras vasodilatações permanentes ocorrem por volta dos 20 a 30 anos, mas há casos em que surgem na adolescência, ou mais tarde, por volta dos 40 anos.

 

Se a sua pele tem tendência para ficar vermelha, é melhor manter-se longe dos produtos, comidas e situações que causem ou agravem essa condição. Limpe a pele com água morna, evite as bebidas muito quentes, que provocam vasodilatação e use protecção solar.

 

Se a sua pele é extremamente sensível a mudanças climatéricas, especialmente se sair de edifícios quentes para as ruas frias, coloque as mãos sobre o rosto por 20 a 30 segundos, enquanto caminha no exterior, para reduzir o choque nos seus capilares.

 

Os produtos faciais para peles sensíveis são os indicados para as pessoas que sofrem de couperose. Use loções suaves, um tónico à base de água de rosas, em vez de álcool.

O tratamento para este problema varia de pessoa para pessoa, porque o tipo de rosácea também difere. Alguns antibióticos e cremes específicos são eficazes em grande parte dos casos. Mesmo as lesões avançadas têm tratamento, que vão até aos métodos cirúrgicos, nos casos em que há um grande espessamento da pele.

Não são ainda conhecidos tratamentos infalíveis, mas se a couperose for tratada desde início, o resultado é mais eficaz.

 

(texto retirado: http://www.mulherportuguesa.com/saude-a-bem-estar/artigos/1775)

 

A Mary Kay aconselha a que faça a nossa sessão de Rosto, a sua pele com couperose deve estar sem erupção e de aspecto normal.

Caso esteja invulgarmete com mais couperose do que o normal ou até que tenha o rosto inchado deve ser margem de dúvida procurar um dermatologista que lhe possa receitar antibioticos e antialérgicos para controlar a situação.

 

No caso de nos procurar, é porque a sua pele apesar de ter couperose esta controlada e faremos consigo a sessão:

 

Verão

Leite de Limpeza F2 para peles mistas

Serum de Dia com FPS 25

Hidratante F2 ou Timewise

 

Tenha sempre á mão um frasco de spray recarregavel com chá de camomila e durante o dia quando sente que o rosto esta muito quente, borrife-o com o chá frio e sentir-se-á melhor. Os sacos do chá conserve-os no frigorifico e coloque-os nas palpebras para desinchar.

 

Inverno

alterar o Hidratante para peles secas

 

Nunca faça limpezas de pele com produtos abrasivos ou mascaras fortes.

Já sabe conte connosco para a ajudar.

 

Beijos

MKSilvia

 

 

publicado por mksilvia às 23:15
sinto-me: solidária

comentários:
Olá,
Tenho 65 anos e desde minha mocidade sofro com problemas de ruborização. Pensava que era timidez pois não sou muito comunicativa. Fiz vários tratamentos para acne e nunca nenhum médico me falou sobre a couporose . Não tenho mais ruborização grande mas a ponta do nariz tem aquelas veias pequeninas como as varizes e meu nariz está constantemente vermelho. Isso chama atenção das pessoas e me faz sentir muiito mal, deprimida e envergonhada. Peço que me aconselhe a fazer o melhor tratamento pois aqui em D.Caxias rj , onde resido, não encontrei um profissional que resolvesse. Pode ser no Rio de Janeiro (Capital) que é perto de onde resido. Muito grata pela atenção e parabens pelo site.
Marli
MARLI M ALVARENGA a 5 de Fevereiro de 2011 às 17:18

Olá Marili,
Adorava ajuda-la mas estou em Portugal. Adorei saber que gostou do meu blog, muito obrigada.
Encontrei a BETH LIMA é directora de vendas em Belo Horizonte, contacte-a:
bethlimamk@gmail.com
(31) 3484-1985 / 8448-6899

Continue visitando o meu blog e dixe sempre a sua mensagem, será sempre uma honra.

Beijos de Portugal
MK Silvia
mksilvia a 6 de Fevereiro de 2011 às 23:06

Olá
Há pouco tempo tive contato com os vossos produtos e gostaria muito de experimentar..no entanto,tenho couperose, e a pele um pouco oleosa na zona da testa. Que base devo usar?
obrigada.
vera a 1 de Março de 2013 às 13:02

Olá Vera,
A base terá que ser sempre na cor aproximada da sua pele e para pele mista. A Couperose é tratada com um creme hidratação antes da base.

Se quiser pode-me enviar um email: silvia.pinela@gmail.com

Obrigada pela sua mensagem e volte sempre.
Um beijinho
MKSilvia
mksilvia a 1 de Março de 2013 às 20:35

mais sobre mim
AMIGAS ONLINE
online
Como Encomendar
Envie uma mensagem do blog ou um email. Diga-me o que pretende adquirir ou qual o produto que procura. Responderei rapidamente. ******************************************** Pagamento por transferência bancária + portes de correio verde - no acto da encomenda e depois de confirmar o respectivo pagamento. ******************************************** Reclamações: Não se aceitam reclamações no caso de batons, sombras, delineadores de olhos e de lábios, glosses, bases. Todos os restantes produtos tem garantia de 15 dias, devem ser devolvidos nas embalagens originais e sem estarem utilizados. Todavia, antes de enviar-me o produto deve-me enviar um email a explicar a razão pelo qual pretende devolver. Mediante o email será decidido a aceitação ou não da devolução. ********************************************* Bases, a escolha é feita mediante o envio de 2 amostras consoante as respostas que me facultar. ********************************************* Espero que todos compreendam e agradeço a vossa confiança e amizade.